unescoopportunitybestresearch portovirtual research environment

Conferência internacional “Wine&Vine”

Conferência internacional “Wine&Vine”

O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) organiza nos dias 10 e 11 de novembro a Conferência internacional “Wine&Vine”, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Faculdade de Direito da Universidade de Maribor, Eslovénia.

A desaceleração da economia global, o aumento das preocupações com a sustentabilidade e novos países produtores são alguns dos desafios que o setor vinícola enfrente atualmente.

José Caramelo Gomes, Presidente do IJP, salienta que é premente estudar a cultura da vinho, quando este apresenta um peso relevante no valor da produção agrícola da maior parte dos Estados Membros produtores da União Europeia. A União Europeia é líder no mercado mundial do vinho em termos de área (cerca de 45% do total), de produção (60%), de consumo (60%) e também de comércio internacional, importação e exportação.

Entre os vários conferencistas internacionais, destacam-se três representantes da Universidade de Maribor - Zan Oplotnik (Vice Reitor), Vesna Rijavec (Dean da Faculdade de Direito) e Tomaz Kerestes (Vice Dean da Faculdade de Direito).

Um dos momentos altos da conferência acontecerá com a plantação de um rebento de uma videira com 400 anos, reconhecida como a mais velha do mundo e que se encontra numa casa construída no século 16 na cidade eslovena de Maribor.

 

 

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
logo_competelogo_qrenlogo_uelogo_fct